educação e diversidade
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
A concepção de leitura: é decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
Quando o foco é no autor cabe ao leitor captar a representação do pensamento da maneira como foi mentalizada . O texto é um produto lógico do autor e o leitor exerce um papel passivo, captando ao máximo a intensão do autor sem levar em conta suas ideias e conhecimentos.
O foco no texto a língua é como um código, um instrumento de comunicação. Cabe ao leitor o conhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto, como também, ter conhecimento do código utilizado e decodifica-lo.
Na interação autor-leitor-texto a leitura é uma atividade de produção de sentido, onde o leitor constrói o sentido considerando as informações explicitas e implícitas, exige-se do leitor mais que conhecimentos linguísticos, leva em conta as experiências e os seus conhecimentos prévios.
A estratégia de leitura :se dá aos agirmos estrategicamente dirigindo e autorregulando o nosso processo de leitura, começamos a fazer antecipações e levantar hipóteses com base nos nossos conhecimentos do autor do texto, gênero textual, meio de comunicação e ao nos depararmos com o titulo. Esse levantamento será feito de acordo com os nossos conhecimentos e criatividade, estes serão ou não confirmadas no decorrer da leitura. Nós podemos criticar, avaliar, contrastar as informações e assim produzir sentido ao que lemos. A interação do conteúdo do texto e o leitor são regulados pela intenção da leitura e o objetivo dela.
Leitura e produção de sentidos: a materialização linguística do texto se constitui na integração autor-texto-leitor, levando em conta os conhecimentos do leitor essa interação pode ser com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade. O leitor leva em conta convivências, lugar social, relações com outros, conhecimentos textuais dando assim um sentido para o texto.
ETAPA 2
Bullying
Essa palavra vem da língua inglesa e quer