Educação e Diversidade
Toda educação está imersa dos processos culturais que a cercam. Portanto, não é possível ensinar sem considerar os costumes e história do lugar em que estamos e das pessoas a quem estamos ensinando.
Considerando então, que atualmente, o nosso pais encontra-se multiculturalizado, temos que buscar meios de ensinar e abordar todas essas questões culturais.
Algumas maneiras de trabalharmos as questões multiculturais em nossas práticas pedagógicas são:
• Reconhecer nossas identidades culturais - Ter uma visão dinâmica das identidades culturais.
Propor exercícios aos alunos que valorizem as características especificas de cada pessoa.
• Desvelar o daltonismo cultural presente no cotidiano escolar - Desvelar o daltonismo nos preparando para lidar com as diferenças, desfazendo a ideia padronizada dos alunos e respeitando as diferenças étnicas, de gênero, de origens regionais ou comunitárias de cada aluno sem neutraliza-las.
• Identificar nossas representações dos “outros”- Como educadores, devemos promover processos educacionais que possibilitem a identificação e a desconstrução de nossos “pré-conceitos” do outro, tornando-nos mediadores nas relações interculturais positivas. • Conceber a prática pedagógica como um processo de negociação cultural - Encarar as práticas educativas como processos de negociação cultural, onde cada aluno dá um pouco de si e recebe um pouco do outro.
Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. As diferentes abordagens do multiculturalismo Preconceito e estereótipos
Um grande problema enfrentado nas escolas, é o preconceito racial. Na maioria das vezes o preconceito é trazido de casa pelas crianças. Apelidos, piadas e brincadeiras de mau gosto são usados pelas crianças e adultos para provocar o outro.
A proposta de uma educação voltada para a