Educação e cidadania
PEDAGOGIA
Silvia Maria Ferreira Silva
PROJETO DE PESQUISA
SALVADOR/PARALELA,
2012
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA
PROFESSOR (A): ALEXNALDO RODRIGUES
TUTORA: MARIA PEREIRA CARDOSO
ALUNA: SILVIA MARIA FERREIRA SILVA
SEMESTRE: 2º
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO I
SALVADOR/PARALELA,
2012
1. O que se entende por “cidadão”? (Valor 2,0)
RESPOSTA
A definição do “ser Cidadão” é, sem dúvida, uma expressão que precisa ser bem utilizada e vivenciada pela coletividade.
Ser cidadão é ter direito à vida, à propriedade, à liberdade, à igualdade, perante a Lei: ter direitos civis.
Ser cidadão também é saber viver em grupo, participar do destino da sociedade, ter consciência dos anseios comuns. É Participar ativamente das decisões de sua comunidade, influenciar de forma positiva no modo de vida ao seu redor, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, proteger a natureza, os animais, o seu semelhante. É ser político, solidário, compreensivo, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em prol da sociedade.
Fazendo a nossa parte com pequenos gestos demonstramos responsabilidade neste contexto social, contribuindo intensamente para o crescimento coletivo.
Porém, “estar cidadão” é não exercer a cidadania em nenhuma de suas formas. É apenas se acomodar e deixar levar pelos acontecimentos e, ainda, reclamar das situações vividas, sem perspectiva de futuro e nada fazer para mudar esta situação. É não ter responsabilidade social, que é valor fundamental na transformação da sociedade.
Por onde começar? Questão de atitude! Aliada ao espírito coletivo e a solidariedade. Juntos governo, empresas e cidadãos conscientes do cumprimento do seu papel na sociedade e no seu processo de