Educação social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
EMELINE GASSNER
GABRIELA WIECHORECK
Keli Cristina Cruz Trindade
MARILEI DA SILVA DOBLER
ROSANA ALVES DE SOUZA
educação social
Frederico Westphalen
2011
EMELINE GASSNER
GABRIELA WIECHORECK
Keli Cristina Cruz Trindade
MARILEI DA SILVA DOBLER
ROSANA ALVES DE SOUZA
educação social
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação,Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico e psicologia da educação.
Tutora: Adriana de Freitas Oliveira.
Tutora Eletrônica: Ana Paula de O. Regioli Pataro.
Professoras:Okçana Battini, Marcia Bastos de Almeida, Bernadete Strang e Daniele Fioverante.
Frederico Westphalen
2011
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultado de algumas reflexões sobre o filme assistido, em relação a fatos histórico-culturais envolvendo a sociedade e o ser social, contextualizando alguns aspectos extremamente importantes para o homem e a sociedade em que esta inserido. Destacando alguns pontos relevantes na parte psicológica, filosófica e educativa. Com a finalidade de expor a construção de uma realidade social.
EDUCAÇÃO SOCIAL
A viagem de Rosa Maria, professora de História em uma universidade portuguesa, e sua pequena filha Maria Joana, do Porto de Lisboa a Bombaim na Índia apresenta trajetória da constituição do Ocidente. A cada grande cidade ou local de evento relevante, a professora relata a criança os feitos políticos, os principais combates, os atos de resistência, a grandiosidade da arte. O filme de Manoel de Oliveira, lançado em 2003, guarda bons momentos de silêncio na observação de arquiteturas ou esculturas, no navio que rompe o mar. Mas, como deixa claro o título da película, o falar predomina, expõe tanto o brilhantismo como as fraturas da civilização ocidental. Também é citado por Rosa Maria alguns mitos como o das sereias que