Educação profissional
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Educação Profissional e Educação de em Ambientes não Escolares
ANA LAURA MEDINA NOGUEIRA SPONTON
2348459370
EDICLEIA BUENO BATISTA
2317374697
GERUSALDA EMILIO
7320542263
GISELE DE FÁTIMA PEREIRA MATULOVIC
2330444243
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e
Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms. Édina Domingues.
POLO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ETAPA 1: O que é Educação não-formal?
Em reflexo as mudanças sociais que ocorrem na sociedade atualmente, a qual demonstra a grande necessidade e compromisso com a inclusão social, surgem se outros modelos de escola, sendo elas criada pelo próprio “povo”, em conjunto com empresas e governo.
Esta instituições de ensino denominadas de não – formais, são as ONGs, grupos comunitários que representam bairros, até mesmo entidades filantrópicas, que fazem parcerias para criam ambientes de ensino com qualidade aos mais desprovidos.
As escolas informais têm desenvolvem projetos, os quais inserem crianças e jovens que não estão dentro do horário escolar, (período oposto) para evitar que estes permaneçam nas ruas, enquanto não há aulas e os pais estão no trabalho.
Partindo desse contexto podemos afirmar que, a escola formal é aquela instituição que segue um padrão, seja ela privada ou publica. Nesse modelo educativo a escola tem regras fixas, seguem um plano de ação, que seguem os PCNs, que são as diretrizes governamentais para a educação. Nesse modelo há uma estruturação a qual podemos dizer que é organizada, planejada e sistemática.
Já a educação não – formal, é diferente, ela não segue um padrão, um modelo, e nem diretrizes governamentais. Porém ela também e organizada, desenvolvendo as atividades dentro de um objetivo.
“A educação não-formal são