educação para melhor idade
Cristiane Alves Barbosa
Glícia Cristine Barbosa Santana
Ruth Santos da Silva
Tereza Beatriz Matos de Morais
Resumo
As Estratégias pedagógicas possibilitam a formação de novas práticas culturais de comunicação e aprendizagem entre educador e educando, em relação a modos previamente estabelecidos de propriedade, autoria e legitimidade de conteúdo e acesso à informação. Desta forma o trabalho tem por objetivo identificar as estratégias pedagógicas utilizadas para aquisição do conhecimento no processo alfabetização na terceira idade. Esse trabalho tem a intenção de explorar considerações sobre como a educação, a melhor idade e a ferramenta pedagógica são aliados numa importante adição para iniciativas de novas oportunidades na vida desses educandos que estão buscando oportunidades educacionais. Ante o exposto, pretende-se, a partir de um estudo de caráter qualitativo, o qual permite uma análise subjetiva dos dados bibliográficos colhidos, investigar as principais consequências socioeducacionais trazidas aos adultos idosos em fase de construção do conhecimento na ótica pedagógica.
Palavras-chave: Educação na Melhor Idade. Estratégias Pedagógicas. Alfabetização.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem por finalidade abranger aspectos da educação escolar a partir dos 60 anos e as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas na alfabetização nesta idade. Diante disso, o trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica associada a uma análise, procurando enfatizar que para educar-se não tem idade, assim como o desejo de adquiri conhecimento e transformá-lo em informação. Sendo assim, a pesquisa consiste em identificar os meios educacionais para formação escolar na melhor idade.
As atividades educacionais com a terceira idade indicam que aprender está deixando de ser simplesmente condição para manter posições atuais ou conseguir melhores salários e