Educação no Brazil
Introdução A educação é fundamental para a transformação de uma nação, os países que não valorizam a ética, o trabalho e a educação em geral, apresentam economia frágil, os rendimentos são inferiores, refletindo em todo seguimento, como habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida.
Desenvolvimento
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), lançado neste ano, é um indicador educacional que relaciona de forma positiva informações de rendimento escolar e desenpenho em exames padronizados,como provas (Prova Brasil e o Saeb. Estudos sobre qualidade educacional raramente combinam rendimento e desempenho, ainda que a complementaridade entre ambos os indicadores seja evidente.
Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que todos os alunos concluem o ensino médio no período correto não é de interesse caso os alunos aprendam muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem.
Conclusão
A escola precisa se transformar em uma grande central de idéias, onde o educando, apropriado do conhecimento, para que possa para modificar a sociedade. Fazer educação com qualidade social é sem dúvida, vivenciar a democracia nos espaços escolares, é instrumentalizar para a participação, é conscientizar. Assim, fazer Educação de qualidade é incluir na formação dos alunos, bases de convivência exitosa na cultura global é considerar e investir no desenvolvimento das capacidades de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.