OS BIOMAS DO BRASIL
O Brasil é um país que possui uma grande diversidade cultural e também muitas variedades vegetativas com riquezas de plantas e animais.
Cada vegetação brasileira se adapta a um determinado clima específico e varia de acordo com a região onde se localiza.
Segundo Freitas (2014): “Há no mundo uma imensa variedade de vegetação, dentre todos os países o Brasil possui um lugar de destaque em relação à quantidade de tipos de vegetação e belezas naturais”.
O Brasil possui um território continental, devido a isso apresenta vários tipos de vegetação, clima, relevo, hidrografia, esses são aspectos físicos e/ou naturais. Cada região do país possui uma particularidade acerca de uma vegetação, a variação corresponde à interrelação entre todos os elementos naturais. A vegetação é um dos aspectos naturais que mais se destaca na paisagem, apresenta características devido a sua formação a partir de aspectos de solo, clima entre outros elementos.
A diversidade e complexidade das variações da vegetação brasileira apresentam-se de muitas maneiras, das quais as principais são: Floresta Amazônica, Tropical, Araucária, Cerrado, Caatinga, Pantanal e formação litorânea, cada uma detêm uma particularidade de características (FREITAS, 2014).
No Brasil é possível identificar claramente uma riqueza bem diversificada em fauna e flora, nela se destacam oito principais tipos vegetativos.
O clima é caracterizado pelas condições atmosféricas que predominam em um determinado lugar, ou seja, pela ocorrência de ventos, chuvas ou secas, frio ou calor. No Brasil, prevalecem os climas quentes, isto é, aqueles em que a temperatura atmosférica permanece elevada na maior parte do ano. O predomínio de climas quentes no Brasil deve- se à posição geográfica do nosso país (SILVA,2012).
No Brasil prevalecem os seguintes tipos climáticos: Clima Equatorial, Clima Tropical Típico, Clima Semi Árido, Clima Tropical Úmido, Clima Subtropical. Segundo