Educação no brasil
Integrantes: Jéssica Manabe Juliane Lira Marta Maria Rayanna Cristina Suzana Ferreira Vanessa Maria
Respostas do Questionário.
1 - Porque quando os colonos chegaram aqui, a sua prioridade era buscar a riqueza da terra e não educar os nativos. Porém os jesuítas com suas missões catequizaram os nativos mesmo tendo dificuldade de instalar um sistema educacional nessas terras estranhas, de povos rudes com linguagens e costumes diferentes, enquanto a metrópole desejava apenas integra-los ao processo civilizatório, no entanto a educação no período colonial ficou mais restrita a elite da sociedade colonial.
3 - Os jesuítas estiveram presentes no processo educacional desde a "civilização" dos índios. No começo da colonização criaram diversas escolas, catequizaram e evangelizaram os índios e os filhos de colonos. Introduziram a tradição religiosa e a do ensino, que se estendeu até a República.
5 - No século XVI foi a chegada dos jesuítas no Brasil, onde eles começaram o trabalho de catequizar e ensinar os índios e os filhos dos colonos e fazer missões que se localizavam no sertão, longe dos colonos ambiciosos por escravos. Já no século XVII, ouve o fortalecimento das missões, na margem esquerda do Rio Amazonas existiam as missões dos carmelitas e dos franciscanos, já na margem direita seguindo para o sul, os jesuítas, dentre estes tinham o Padre Antonio Vieira que lutava contra a escravidão indígena, na qual foi vencido por duas vezes pelosos colonos. Retornando em 1680 onde as missões jesuítas já eram autossuficientes, ensinando não só a ler e escrever, mas a especializar em diversas artes e ofícios mecânicos, além é claro, de submetê-los a conversão religiosa. Os índios aprendiam as praticas agrícolas e de criação de gado, bem como fabricar instrumentos musicais, artigos em couro, embarcações, sino relógio e etc. O ensino no Brasil não apresentou grandes mudanças em relação ao