educação no brasil
Resumo do 1º Capitulo do livro
O DNA DA INFORMAÇÃO
Bits e Átomos
Nesse capitulo Nicholas quer mostrar as vantagens de trabalhar com bits ao invés de átomos, no livro quando o autor diz átomos ele quer se referir aos jornais, revistas e livros. Em seu livro ele mostra que apesar de estarmos caminhando para a era da informação ainda usamos com frequência os átomos, porem ele é otimista e diz que a transição para a vida digital é questão de tempo, pois a indústria precisa se desenvolver; “ Todas as indústrias, uma após a outra, perguntam-se sobre o futuro; pois bem, esse futuro será determinado em 100% pela possibilidade de seus produtor adquirirem forma digital.”
Em um parágrafo Nicholas apresenta a facilidade de se trabalhar com bits ao invés de átomos, “.. estive presente ao um encontro administrativo de altos executivos da PolyGram em Vancouver, no Canadá. O propósito da reunião era intensificar as comunicações entre as gerências e oferecer a todos um panorama do ano vindouro, incluindo-se aí muitas amostras de discos, filmes, jogos e vídeos de rock. Tais amostras seriam despachadas para o encontro por intermédio da Federal Express , e sob a forma de CDs, CD-ROMs e fitas de videocassete-um material físico em embalagens de verdade com peso e tamanho. Por infelicidade, parte do material ficou retido na alfândega. Naquele mesmo dia, eu estivera despachando e recebendo bits pela Internet em meu quarto de hotel, enviando-os e recebendo-os do MIT e do todas as partes do mundo. Ao contrário dos átomos da PolyGram, meus bits não ficaram retido na alfândega.
Nesse parágrafo o autor mostra as vantagens de se trabalhar com bits, pois não se tem volume, não apresenta nenhum problema em relação números de informações que podemos transmitir e receber via internet e também não precisa sair de sua casa, é muito mais simples e prático.
Apesar de ainda usarmos muitas revistas e jornais, Nicholas é otimista e diz que a transição