Educação na vida do cidadao
A formação de um cidadão começa em casa, com a família. Ali, se dá o inicio de uma vida de honestidade, de humanização e de liberdade. Em busca de fazer cidadãos, a escola participa bem cedo da vida da criança e através desta educação, adquirem conhecimento e passam a ter o poder de transformar, de modificar o mundo onde vivem e a se prepararem para a vida, aprendendo a formar sua opinião e compreendendo os problemas sociais e respeitando o seu próximo.
Enquanto cresce, a criança se depara com fenômenos e fatos, criando assim, curiosidades sobre as diversidades do mundo e da vida. A criança é o futuro de uma nação, e o melhor meio ainda é a educação. Imagina-se o que mundo fosse uma árvore, as crianças seriam as sementes, que ainda estão crescendo e poderão fazer-se destas sementes ótimos frutos, bastando apenas um cuidado diferente, um manuseio diferente.
Não basta apenas uma boa aula, um bom professor, uma boa explicação, inclui-se diversos fatores que são essenciais para a formação de um jovem cidadão. Uma educação correta seria aquela que envolve o aluno nos problemas sociais e tenta mostrá-lo como ele deve se portar nesse meio, como ele deverá lutar para garantir seus direitos de cidadão e como deverá praticá-los. Essa educação é obrigação do Governo que deve investir na capacitação dos professores, com remuneração devida, e deve proporcionar principalmente, o acesso à educação e o incentivo adequado para que as crianças e jovens não sejam desestimulados principalmente por motivos econômicos.
O desrespeito com os direitos do cidadão esta cada dia pior e a realidade que antes parecia coisa de televisão esta cada vez mais próxima. Mas as pessoas estão começando a se posicionar melhor neste contexto de problemas sociais, ainda que os que estão ao topo da cadeia social os empurrem para baixo, é preciso unir e abraçar as idéias de mudança algo essencial, de forma incessante pelos direitos inseparáveis do homem.