educação na sociedade capitalista
Instituto de Letras e Artes
Curso de Artes Visuais - Licenciatura
Elementos Sociológicos da Educação
Profª. Cassiane Paixão
JÉSSICA THAÍS DEMARCHI – 59538
DEMARC
Nota sobre a educação na sociedade capitalista
A partir do trabalho, o processo educativo dimanou em nosso meio sendo concebido como uma ação crucial do progresso da multiplicação social e disseminação de habilidades, cultura, pensamentos, reflexões e conhecimentos acumulados ao longo da história.
A educação assume um papel comum a todo o andamento histórico em geral, mas sabe-se que ela é mutável, para que possa dessa forma, corresponder as demandas se de cada grupo social em determinada época. Temos a propensão de ligarmo ligarmo-nos em quase tudo o que o meio social nos fornece, independente da qualidade desse material, e nos sendo o capitalismo o sistema em que estamos inseridos, é claro que este influência a educação de maneira veemente. veemente Somos atingidos diariamente sem pausa, por uma torrente de anúncios de produtos, tratamentos, que visam impulsionar as classes ao consumo desenfreado e tamentos, leviano. O comércio oferece cada vez mais opções, e o cidadão, vítima das corporações corporações, pensa que precisa daquilo, trabalha cada vez mais para ter poder de consumo, e perde em qualidade de vida, já que o estresse aumenta e seu tempo para aproveitar suas conquistas é sempre mais curto.
O ser humano se utiliza dos recursos naturais, os manipula e altera para otimizar em escala descomedida a geração de matéria comercial. Essa marcha desemboca num estímulo de pensamento para poucos, e em abundante trabalho exaustivo para uma maioria esmagadora, representada pelas classes economicamente menos favorecidas. O sistema capitalista retirou o indivíduo de seu local e o obrigou a procurar por empregos nos grandes centro, roubou-lhe de forma quase que inconsciente, porém inescrupulosa, lhe sua autossuficiência.
Sendo assim,