persas
Márcio Felisardo Souza da Silva
Prof. Robson Heinzen
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História / Licenciatura ( HID 0233 ) – Estagio I
11/11/13
RESUMO
O presente texto discute a autogestão pedagógica no interior de uma visão da totalidade marcada pela relação entre educação e sociedade. Neste sentido, faz inicialmente uma discussão breve e preliminar sobre educação e sociedade, e, posteriormente, discute as teses da Análise Institucional sobre autogestão pedagógica. Por fim, apresenta uma breve crítica e algumas considerações sobre a pedagogia autogestionária e as possibilidades da autogestão pedagógica, bem como sua relação indissolúvel com a autogestão social.
Palavras-chave: Autogestão Pedagógica; Educação; Sociedade. 1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo inserir a discussão sobre a autogestão pedagógica no interior de uma análise mais ampla, que é a da relação entre educação e sociedade. Iremos, inicialmente, para concretizar este objetivo, realizar uma análise da relação entre educação e sociedade e, posteriormente, observar como a questão pedagógica se insere neste contexto mais amplo, até chegar à discussão referente à autogestão pedagógica.
Entretanto, tal definição consegue expressar o essencial do fenômeno e a amplitude que muitos vêem no conceito é apenas o resultado de uma concepção restrita de educação, que é a da ideologia dominante em nossa sociedade.
Embora tal definição também possa ser assimilável pela ideologia dominante, em cujo seio brotou, ela também pode ser assimilada por uma concepção crítica, tal como fazemos aqui Isto, no entanto, não significa concordar com as teses e valores de Durkheim, ou seja, extraímos apenas a definição de educação deste autor.
2 EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
O sociólogo Emile Durkheim (1978) define educação como o processo de socialização a que os indivíduos são submetidos. Esta definição de educação nos parece a mais