EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
ALDENICE BERSANETTI DE PAULA
EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
AMERICANA
2013
ALDENICE BERSANETTI DE PAULA
EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Fatece, a Professora Juliana Pegurari Cometi. E como requisito de avaliação para a matéria de Educação Especial, no curso de pós- graduação em Educação Especial.
AMERICANA
2013
EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
A situação de inclusão das crianças é incomum. Mesmo com todo o movimento de inclusão atual, constata-se certa disposição para receber alunos com diagnósticos que envolvem deficiências (sensorial, motora, mental); já para aqueles que apresentam grande comprometimento de conduta ou graves transtornos de desenvolvimento, a educação tende a ficar sob a alçada apenas da instituição especial e aí, raramente realiza.
Desmitificar tais conceitos, auxiliar os educadores em contato com estes educandos para a mudança no cenário educacional atual, seu papel, suas técnicas e instrumentos são passos facilitadores no processo e cumprimento prático dos direitos defendidos pela legislação educacional. Neste sentido, ledo engano seria desconsiderar a necessidade de auxiliar educadores em contato com estas crianças.
Quero ressaltar a urgência de elaborar formas eficientes de parceria não padronizadas, para que sejam viabilizadas mudanças e flexibilidade no sistema de inclusão de nossas crianças e profissionais envolvidos nos processos de inclusão em nosso município.
Com base na abordagem histórico-cultural, acredito que todos os sujeitos com características que comprometem o desenvolvimento são capazes de aprender, desde que o grupo social propicie condições para que isso ocorra. Nessa perspectiva, entendemos que os sujeitos especiais têm um grande potencial de desenvolvimento e podem aprender os conteúdos escolares. Se vivenciarem relações sociais significativas e o ensino for