educação infantil e o ensino fundamental
Antigamente crianças de 4 e 5 anos não eram obrigatório a matricula no ensino, e sim na idade de 6 anos era a obrigatoriedade das mesmas estarem devidamente matriculadas no ensino fundamental. Se essa criança de 6 anos não estivesse matriculada, poderia causar a visita de uma pessoa do Conselho Tutelar, assim esse verificavam o porque que a criança não estava na escola.
O plano nacional de educação, até 2010 são:
50% de vagas para as creches
80% em Pré - escolas
Mas na realidade são:
18% de vagas para as creches
78% em pré – escola
Em 2020 o plano nacional de educação fica:
50% de vagas em creches
100% de atendimento em pré – escola (4 e 5 anos) ser universalizado
Diretrizes curriculares são as respostas importantes para o ensino, foca na formação social e pessoal da criança na escola e não mais ser somente responsabilidade da família, proporcionando o reconhecimento da sua identidade e autonomia. Conhecimento do mundo, música, artes visuais, natureza, sociedade, etc.
As diretrizes diferencia o modelo onde visa que as creches são importantes para as mães e seus filhos, criando um espaço para cuidar de crianças de idade 0 a 5 anos no período diurno, este estabelecimento é supervisionado por um órgão competente, é um direito da criança estar em uma creche ou escola. A criança é um sujeito que tem vontade de construir a sua identidade e a sua realidade.
O currículo é um conjunto de praticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos, patrimônio cultural, artístico, etc. A proposta pedagógica devem promover diferentes linguagens, autonomia, curiosidades, vivencias, etc. Brincadeiras também fazem com que desenvolva o raciocínio da criança.
O ensino fundamental de 9 anos, fortalece a antecipação de objetivos dos conteúdos do ensino fundamental para a educação infantil. A alfabetização de hoje são com textos, códigos de