EDUCAÇÃO INFANTIL E OS RCNS
Quais seriam as principais mudanças com relação a educação infantil, a partir da lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006? Na questão curricular que mudanças trouxeram maior beneficio para o desenvolvimento dessas crianças e o preparo para a alfabetização
Resposta:
A lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, é decretado a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos e a obrigatoriedade da matrícula a partir dos seis anos de idade completos ou a completar até o início do ano letivo. A partir desta lei houve a transformação do último ano da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental, porém com conteúdos e objetivos própios que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil.
Na educação infantil a primeira etapa da educação básica, fixa o período pré escolar para crianças de quatro a cinco anos e também para crianças que completarão seis anos posteriormente à idade cronológica fixada para a matrícula no ensino fundamental.
A ampliação do ensino fundamental assegura a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar ,maiores oportunidades de aprender, e com isso uma qualificação do ensino e da aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento.
Houve uma elaboração da proposta pedagógica e do currículo para a inclusão da criança de seis anos de idade no ensino fundamental. Essa elaboração foi composta por nove capítulos:
1-A infância e sua singularidade.
2-A infância na escola e na vida- uma relação fundamental.
3-O brincar como um modo de ser e estar no mundo.
4-As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola.
5-As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento.
6-Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.
7-A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores.
8-Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão.
9-Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: