Educação Infantil: educando para o futuro
Angélica Silva da Cruz
O presente texto visa analisar alguns aspectos das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município de Corumbá, MS, travando discussões acerca das perspectiva apontada pela Legislação Educacional, a especificidade da Educação Infantil. Nele estão presente o educar e o cuidar de uma forma indissociável, focando nas series iniciais o desenvolvimento cognitivo e o trabalho de conteúdo visando também a construção de competências.
Uma das questões mais recorrente diz respeito aos conteúdos que visam propiciar ao aluno 0 desenvolvimento cognitivo, a percepção e ordenação dos sentidos para experiência humana. Os conteúdos são divididos em três aspectos; o primeiro são conteúdos conceituais: refere-se a construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentidos à realidade. O segundo são conteúdos procedimentais: refere-se ao saber fazer, a aprendizagem de procedimentos, esta diretamente relacionada à possibilidade da criança construir instrumentos e a estabelecer caminhos que lhes possibilitem a realizações de suas ações. O terceiro são conteúdos atitudinais: tratam dos valores, das normas e das atitudes, concebê-los como conteúdo implica em torná-los explícito e compreendê-los como possíveis de serem aprendidos e planejados, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil(RCNEI), para que a aprendizagem infantil ocorra com sucesso, é preciso que o professor reflita sobre os valores que são transmitidos cotidianamente e sobre os valores que se quer desenvolver.
Para que esse trabalho fosse realizado, as crianças foram divididas por idade de zero a três anos e de quatro a seis anos, e foi desenvolvida nos seguintes áreas de conhecimento: Movimento, Arte, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. Esses objetivos estavam dispostos na proposta pedagógica. A ação conjunta dos