Educação Global
Para poder falar algo sobre o tema proposto, se faz necessário, termos algumas definições, por exemplo, sobre a já tão divulgada EDUCAÇÃO GLOBAL. Então, o que é mesmo EDUCAÇÃO GLOBAL? Numa definição pessoal posso dizer dentro de meus conhecimentos que EDUCAÇÃO GLOBAL é a interação dos povos na temática da educação para atender as necessidades da população global.
De forma mais minuciosa posso dizer que no atual momento em que se encontra a humanidade, cada vez mais precisamos de praticar a globalização, seja na educação ou em qualquer outro segmento social, mas é de suma importância que fiquemos atento de que essa globalização só é possível, quando partimos da unidade - no caso aqui, o aluno- para se chegar ao todo. É preciso que se dê ensinamento e autonomia para o aluno aprender, da maneira que ele melhor se adapte. É necessário também que esse aluno seja estimulado, instigado, induzido a pensar, a raciocinar e refletir, criando assim seus próprios conceitos das coisas e do mundo em que vive.
Só então, ele (aluno) terá como formar sua consciência global, entendendo que faz parte na formação deste processo de manutenção e sustentabilidade do bem-estar de nosso planeta.
Numa definição oficial, podendo assim dizer, temos, segundo a Declaração de Maastricht sobre Educação:
"Educação global é uma educação capaz de abrir os olhos e as mentes das pessoas para as realidades do mundo, despertando-as para contribuírem para um mundo com mais justiça, equidade e direitos humanos para todos.
Entende-se que a educação global abrange a Educação para o Desenvolvimento, a Educação para os Direitos Humanos, a Educação para a Sustentabilidade, a Educação para a Paz e Prevenção de Conflitos e a Educação Intercultural, dimensões globais da Educação para a Cidadania." ou ainda; Declaração Universal dos Direitos Humanos
"A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos Direitos do