educação geografica
O homem, sujeito da história, conseguiu com seu trabalho chegar ao atual desenvolvimento tecnológico. Tal desenvolvimento fez com que o homem tomasse consciência de suas potencialidades.
O processo de transformação da natureza e da sociedade se concretiza por meio do trabalho humano.
Através do desenvolvimento e aplicação ao trabalho e aperfeiçoamento da técnica, o homem vem, em um processo evolutivo, dominando o mundo.
Podemos definir a geografia como um conjunto de estudos do homem e de suas relações com a natureza, a maneira pela qual o individuo se relacionam entre si e com os diferentes meios físicos para suprir suas necessidades básicas, as manifestações culturais e os grupos sociais. O objetivo da geografia é:
Integrar o individuo na sua realidade social.
Percepção do processo histórico na sua totalidade bem como ser social e sua integração na sociedade.
Desenvolver a capacidade de interpretação crítica dos fatos e suas situações reais bem como dos fatos históricos da sua região.
Integrando assim espaço-temporal e social do educando.
A importância da geografia fundamenta-se no fato de que está área fornece elementos para que a criança possa crescer socialmente, adquirindo a capacidade de interpretar seu momento histórico, seu espaço geográfico.
A medida que a criança cresce em idade, deverá também crescer na sua capacidade de criar e transformar a realidade, por meio da observação e de um processo de localização, partindo do próprio educando, pode-se chegar à descriminação dos elementos naturais e culturais existentes.
É por meio do estudo do meio que o educando vai aprender a ver e analisar a realidade em que vive, para, a partir daí tornar mais amplos os seus horizontes. Assim, é necessário que a escola realize a integração social desperte no educando atitudes de curiosidade, observação, comparação, despertando a compreensão para à importância do trabalho, educando sua inteligência, não pelo