EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORA:
PROFESSOR:
ALUNO:
TURMA:
DATA: 02/09/2013
TEMA: ALCOOLISMO
ALCOOLISMO
O QUE É:
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte.
CAUSAS:
Evidentemente é preciso prestar atenção às causas da dependência física ao álcool e também levar em conta as necessidades psicológicas que levam uma pessoa a refugiar-se nesta droga.
Na maioria das vezes, o alcoolismo é adquirido durante a adolescência, época que se busca aprovação, status e maior segurança, como uma forma de defesa para sentir-se aceito pelo seu grupo social. Em sua maioria, embora nem todos levem o vício, os adolescentes começam a beber para se sentirem mais seguros ou engraçados entre os amigos, e estarem integrados com seu grupo.
O alcoólatra julga usar o álcool para resolver seus problemas, sem se dar conta de que multiplica seus desconfortos físicos e emocionais e passa a depender do álcool para tudo, “até para esquecer que é dependente”. Usado muitas vezes inconscientemente para fugir de uma realidade. De um aliado na crise, transforma-se em doença do dependente.
Os estudos familiares mostraram que a participação genética é inegável, mas apenas parcial, os demais fatores que levam ao desenvolvimento do alcoolismo não estão suficientemente claros.
O estresse não determina o alcoolismo, mas estudos mostraram que pessoas submetidas a situações estressantes para as quais não encontra alternativa, tornam-se mais freqüentemente alcoólatras. O álcool possui efeito relaxante e tranqüilizante semelhante ao dos ansiolíticos. O problema é que o álcool tem muito mais efeitos colaterais que estes.
EXAMES:
Os exames de laboratório não servem para