Educação física
MÍDIA, LAZER E ESPORTE
Autor(es)
TATYANE PERNA SILVA
Orientador(es)
CINTHIA LOPES DA SILVA
1. Introdução
A mídia é um instrumento de veiculação de informações e imagens que vem se ampliando e difundindo cada vez mais.
Os meios de comunicação em geral difundem um conjunto de significados que foram pré-interpretados e os receptores de tais informações compreendem e interpretam de certa maneira.
Pode-se dizer que a televisão foi uma inovação nas formas de comunicação, pois uniu imagem e som em um só lugar. Hoje já se pode citar a internet e televisão como sendo as duas mídias onde se obtém maiores detalhes sobre seus conteúdos.
Em se tratando do esporte, podemos observar a grande ênfase que lhe é dado pela televisão onde são transmitidos desde programas esportivos até partidas ao vivo, no caso do Brasil principalmente o futebol masculino.
As mídias possuem instrumentos que são utilizados para a manipulação de gostos e desejos de seus espectadores, que por sua vez passam a ser tratados como consumidores. Porém, não se pode assumir que todos esses sujeitos estão passivos e adotam uma postura acrítica diante das informações veiculadas pela mídia.
Sendo assim, necessita-se de investigações e pesquisas abordando a relação entre mídia, lazer e esporte, fazendo algumas reflexões acerca das implicações desta no cotidiano, nos momentos de lazer e nas aulas de educação física escolar. Estas são algumas metas que pretendemos atingir ao término da pesquisa, pois esta encontra-se em estágio inicial.
Considerando que a Educação Física escolar tem o papel de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, esta passa a ser um momento propício para uma intervenção pedagógica por parte dos profissionais para uma efetiva educação para a mídia, focando num desenvolvimento de sujeitos que possam adotar uma postura crítica e criativa ao interpretarem os conteúdos da mídia.
Existe uma necessidade de auxiliar os escolares a compreenderem e