Educação Física
Os jogos de cooperação são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutuamente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo.
Segundo PIAGET, com a socialização da criança, o jogo adquire regras ou adapta a imaginação simbólica às necessidades da realidade, construções espontâneas que imitam o real; o símbolo de assimilação individual da passagem à regra coletiva ou ao símbolo representativo ou ao objetivo, ou ambos.
O jogo coorporativo busca aproveitar as condições, capacidades, habilidades ou qualidades de cada indivíduo, aplica-las em um grupo e tentar atingir um objetivo comum. O mais importante é a colaboração de cada um, é o que cada um tem para oferecer naquele momento, para que o grupo possa agir com mais eficiência nas tarefas estabelecidas. Este tipo de jogo trás uma alternativa ao jogo de competição, onde, algumas vezes, o outro passa a ser um obstáculo ao qual tenho que passar a qualquer custo para atingir o meu objetivo.
2. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AULA
2.1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
DATA: 01/08/2014
DURAÇÃO: 35 minutos
LOCAL: Sala de aula
FAIXA ETÁRIA: 15-16 anos
2.2 – EIXO DE CONTEUDO: Jogos e brincadeiras de cooperação – TEMA: contemporaneidade.
2.3 – OBJETIVO ESPECIFICO:
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: Concentração, criatividade, respeito, trabalhar em cooperação com o grupo, formulação de frases.
2.4 – CONTEÚDO:
CONCEITUAL: Explicação e exemplificação de jogos e brincadeiras de cooperação,
PROCEDIMENTAL: Apresentação de trabalho confeccionado em sala (cartaz e desenho), formulação de frases, apresentação de slides.
ATITUDINAL: Os alunos deverão respeitar a participação de todos ao confeccionar os cartaz e os gritos de guerra, respeitar a todos os grupos.
2.5 – CRONOGRAMA DE CONTEÚDO:
Parte Inicial (10 minutos):