Educação Física
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LESÕES NO JUDÔ
2011 RECIFE
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
LESÕES NO JUDÔ
Acadêmicos:
Professor:
2011 RECIFE
LESÕES NO JUDÔ
As lesões mais comuns em competições de judô
As escoriações são as lesões mais freqüentes, geralmente localizadas na face. Tratamos, então, com hemostasia (tamponamento) no momento da luta e, em seguida, com assepsia e curativo. As lesões corto-contusas por trauma direto (cabeçada, cotovelada etc.), localizadas comumente na face, são raras. Nesses casos, tratamos com hemostasia, assepsia, curativo e, se necessário, encaminhamento à clínica para realização de sutura.
As rupturas musculares, chamadas inadequadamente de distensão muscular, acometem normalmente grandes grupos musculares e nossa conduta é de aplicar gelo no local, receitar miorrelaxantes e analgésicos, além de manter o músculo lesado em repouso. A gravidade da lesão deve ser, assim, reavaliada posteriormente.
As entorses acometem normalmente as articulações dos dedos das mãos e tratamos com imobilização provisória, feita com esparadrapo e gelo local. As entorses de cotovelo, punho, joelho e tornozelo são tratadas com gelo local, analgésicos, anti inflamatório e imobilização provisória com tipóia. É importante orientar o paciente para uma avaliação radiológica da entorse, determinando o grau de lesão ligamentar e a existência ou não de fratura.
A luxação mais freqüente acontece na articulação acromio-clavicular, seguida de perto pelas articulações interfalangianas, escápulo-umeral e cotovelo. A conduta indicada é um exame rápido da articulação, podendo haver uma tentativa de redução da luxação, seguida de imobilização provisória, gelo local, anti inflamatórios, analgésicos e remoção imediata para estudo radiológico e prescrição de tratamento clínico ou cirúrgico definitivo.
Já as fraturas são lesões pouco freqüentes