Educação física
Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou um conjunto de articulações, dentro de limites morfológicos, sem risco de provocar lesão. (Dantas, 1995) É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento (BARBANTI, 1994). Amplitude de movimento em uma ou em uma série de articulações. (Hubley, 1982)
Qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer atividade física, sem que ocorram lesões anatomopatológicas. (ARAÚJO, 1987).
IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE
SAÚDE
Auxilia na execução das atividades diárias;
Previne sintomas de dor;
Aumenta a qualidade e a quantidade dos movimentos;
Melhora a postura corporal.
ESPORTE
Permiti a realização de determinados gestos desportivos;
Aumenta a eficiência mecânica do atleta;
Contribui na melhoria da técnica das ações motoras;
Reduções de lesões
OBJETIVOS DA FLEXIBILIDADE
Segundo Rodrigues e Carnaval (1995) a) Melhora elasticidade muscular; b) Aumenta a mobilidade articular; c) Melhora o transporte de energia; d) Aumenta a capacidade mecânica do músculo; e) Permite um aproveitamento mais econômico da energia mecânica; f) Evitar lesões musculares; g) Reduzir o choque de impacto nos esportes de contato e nas quedas; h) Aumentar a amplitude dos movimentos inerentes à atividades; i) Promove o relaxamento muscular; j) Oferece a possibilidade e capacidade ao atleta de aperfeiçoar com maior rapidez;
COMPONENTES DA FLEXIBILIDADE
1. Mobilidade: relacionado ao grau de liberdade de movimento de uma articulação;
2. Elasticidade: relacionado ao estiramento elástico de componentes musculares;
3. Plasticidade: relacionado ao grau de deformação temporária que as estruturas musculares e articulações deverão