Caso farmacia
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca contextualizar as estratégias organizacionais de atuação de mercado da Rede de Farmácias Pague Menos, fundada em 19 de maio de 1981 na região nordeste do Brasil, a qual tornou-se uma das principais redes de farmácias através das idéias inovadoras de seu fundador.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O REI DAS FARMÁCIAS
Francisco Deusmar de Queirós, nascido em uma pequena cidade do litoral norte do Ceará , chamada Amontada, é o fundador da Rede Farmácias Pague Menos. Em Fortaleza, após a mudança de sua família, seu pai abriu uma mercearia e ali o ajudava vendendo frutas, após o período de aula.
Tempos depois, enquanto cursava Administração na Universidade Federal do Ceará, Francisco conseguiu uma oportunidade de emprego na empresa IBM, como operador de computador, após dois anos trabalhando na mesma empresa passou em um concurso do IBGE, onde ficou mais de dois anos trabalhando. Após isso, fora para uma distribuidora de valores onde se tornou gerente, no mesmo momento em que dava aula de economia na universidade.
Após adquirir um montante de experiência na sua caminhada, abriu seu primeiro negócio, uma corretora chamada Pax. Vendendo cotas do Finor, um fundo que dava benefícios fiscais a empresas que investiam no Nordeste, ganhou bastante dinheiro que em poucos anos o levou a juntar um patrimônio de 1 milhão de dólares. Enquanto ele ainda investia no mercado financeiro, viajando por outros países, teve a oportunidade de conhecer as drugstores, farmácias com uma variedade de produtos além de remédios, as quais chamaram sua atenção. Surgindo, assim, a idéia de adaptá-las ao mercado brasileiro.
Em 1981, o mercado financeiro deixou de agradar as expectativas de Francisco. Foi ai que tomou a iniciativa de abrir sua primeira farmácia. Observou detalhes minuciosos que poderiam atrapalhar as vendas e inovou a forma de exposição de produtos dentro do seu estabelecimento comercial, bem como o