Educação física e o desenvolvimento da criança
Através das aulas de Educação Física que a criança irá desenvolver todas as suas potencialidades desde a parte motora, cognitiva e afetiva.
O professor precisa ser mediador ativo do processo de construção do conhecimento, cujo centro é o aluno o qual atua sobre o conteúdo a ser aprendido, ou seja, deve oferecer as condições para a execução das atividades e, conforme os desafios propostos, os alunos procuram superá-los, tanto de forma coletiva como individual.
O jogo, o brinquedo, a brincadeira, o lúdico, ajudam no desenvolvimento humano da criança, porque conciliam prazer, alegria, espontaneidade, satisfação, significado, auxiliando na espontaneidade do corpo, da autonomia, da criação, da imaginação, da sensibilidade, da emoção e do apelo lúdico. Para a criança, o brincar, atividade mais natural do ser humano, é forma de vida. Através das atividades nas aulas que a criança expressar-se livremente e fazer de seu corpo lúdico elemento integrante, integrador e transformador do mundo que rodeia.
É no desenvolvimento perceptivo-motor que garantirá a criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. Um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança, oferecerá condições para favorecer o amadurecimento de suas estruturas cognitivas. É pelo comportamento perceptivo motor que a criança aprende o mundo no qual faz parte.
O desenvolvimento global da criança depende do comportamento perceptivo