Educação Física e a televisão
SENSIBILIDADE, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO
ALLYSON CARVALHO ARAÚJO*
KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO**
RESUMO
Este estudo parte do princípio de que o conhecimento da Educação Física é, eminentemente, vivencial e reconhece que a tecnologia da informação, especificamente a comunicação de massa, é capaz de transmitir informação para um grande público, modificando a vivência das práticas corporais tematizadas pela Educação Física. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar como o aparato tecnológico, em especial a televisão, interfere na apropriação do conhecimento na Educação Física, com base na reflexão sobre o esporte. Assim, utilizamos o olhar estético sobre o telespetáculo esportivo e a análise de conteúdo para trabalhar com discursos de profissionais. Além disso, apontamos para a revisão de alguns conceitos pertinentes à área, tais como corpo, sensibilidade e conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: esporte – Educação Física – tecnologia.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SENSIBILIDADE:
ARTICULANDO CONCEITOS
A
ininterrupta reflexão, necessária no fazer docente, tem a tecnologia como recorrente inquietação. Estas inquietações se reelaboram continuamente dado o avanço tecnológico em nível tão frenético. No entanto, não é tão recente a constatação de que os aparatos tecnológicos vêm permeando a trama social. Talvez o que seja mais enfático atual-
*
**
PP 10 n.2.indd 183
Mestre em Educação e especialista em “Corpo e Cultura de Movimento” pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
7/9/2007 17:52:16
mente é o explícito poder de afirmação que a tecnologia tem na cultura hodierna, a tal ponto de provocar propostas educativas que atendam a esta emergência social.
Entendemos a necessidade de pensar a educação como processo contínuo que gera mudanças nos