Educação Física e Saúde: Nutrição
Os alimentos fornecem ao corpo basicamente os seguintes nutrientes: carboidratos (amido e açúcares), gorduras (lipídeos), proteínas, água, vitaminas, sais minerais e fibras. A maioria dos alimentos é formada por uma mistura desses nutrientes, alguns contêm mais carboidratos , outros mais proteínas, alguns são ricos em vitaminas, outros contêm muita água e sais, etc. Por isso é preciso combiná-los de maneira adequada.
• O que é dieta?- É muito comum o emprego da expressão “fazer dieta”, quando alguém está querendo perder peso. Mas a palavra dieta tem um significado mais amplo: existem também dietas para ganhar peso, dietas para atletas. A dieta é o emprego correto dos alimentos úteis para a conservação da vida e da saúde. Portanto, uma dieta alimentar deve ser planejada, com alimentos adequados para a finalidade desejada.
• Carboidratos – Os carboidratos devem fornecer 50% a 65% da energia que necessitamos. São indispensáveis para a função cerebral. Os carboidratos são os açúcares e os amidos encontrados em vegetais como as gramíneas[1] e em seus derivados (cereais, pães, massas e arroz), em frutas, além do leite e dos produtos lácteos, e em muitos outros alimentos e bebidas processados.
• Lipídeos – Os lipídeos (ou gorduras) são uma fonte concentrada de energia alimentar. Ajudam a reestruturar os tecidos e contêm as vitaminas A, D, E e K. As gorduras saturadas encontram-se na carne, nos ovos, no leite e em seus derivados, já as gorduras insaturadas estão nas frutas secas e em quase todos os óleos vegetais. Os lipídeos são essenciais na dieta, principalmente por dar aos alimentos um sabor mais agradável ao nosso paladar, mas recomenda-se que não forneçam mais d o que 30% de energia.
• Proteínas – As proteínas são os “tijolos” necessários para o crescimento e a reparação de