Educação física e meio ambiente
Disciplina: Educação Física
Professor: Adejair
Aluna: Ana Beatriz Rocha
Turma: MAM241
Tema:
Domínios da qualidade de vida associados à percepção de saúde: (estudo com idosas de um programa de atividade física em bairros de baixa renda) em Curitiba
INTRODUÇÃO: A população idosa vem aumentando no Brasil. Segundo o IBGE, a população de indivíduos com 65 anos ou mais, que correspondia a 4,8% da população brasileira em 1991, chegou a 7,4% em 2010. Além disso, a expectativa de vida do brasileiro também aumentou, atingindo em 2010 a média de 73,1 anos. Porém, o aumento da expectativa de vida pode não significar uma melhora na qualidade de vida, que é definida como “a percepção” da pessoa quanto à sua posição na vida levando em conta o meio em que vive e como vive. Este conceito engloba a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características do ambiente. A OMS revela que a maior parte da carga de doenças, que existem em todos os países, acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, crescem, trabalham e envelhecem. Esse conjunto de condições é chamado "determinantes sociais da saúde", um termo que resume os determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais da saúde. Mas as condições de renda do indivíduo interferem no modo de vida de uma forma.
MATERIAIS E MÉTODOS: A pesquisa feita foi intitulada "Relação entre nível de atividade física, capacidade funcional e qualidade de vida em idosas", realizado pelo Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte da Universidade Federal do Paraná. Seus integrantes previamente treinados entrevistaram 1806 idosas participantes do programa Idoso em Movimento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Foram selecionadas para o estudo apenas idosas, devido ao número muito reduzido de homens participantes do programa.