EDUCAÇÃO FÍSICA NO JAPÃO
Idade Contemporânea: Esta idade refere-se à metade do século XIX e início do século XX. A educação era tipicamente militarizada, certamente, devido à centralização do poder: “ O físico, o cérebro e o coração”. Preparo para as grandes marchas merece cuidados especiais. O exército japonês faz etapas diárias sucessivas de 45 km, tanto diurnas como noturnas. Neste período, a educação física praticada, é a sueca, obedecendo aos métodos e processos modernos utilizados em todos os países civilizados.
Aspeto esportivo: O esporte não é praticado em clubes, mas nas Universidades. Deste aspeto resultam três caracteres:
Caráter individual: Esportes aquáticos: natação, navegação e pesca, atletismo em geral, preparo para o combate, esgrima de baioneta, kendoe sabre. Esportes equestres: equitação, Lutas: Jiu-Jitsu e Boxe. Ginástica acrobática, Jogos de agilidade ou malabares.
Caráter coletivo: Praticado com o objetivo de desenvolvimento da resistência física geral e prepara para a guerra (futebol, voleibol, tênis e tênis de mesa etc.).
Caráter recreativo: Destacam-se as marchas e o excursionismo. Todos no Japão sabem marchar, principalmente os meninos, os quais recebem desde os primeiros anos