O folclore no japão
1. LOCALIZAÇÃO
O Japão é um país formado por um arquipélago com mais de três mil ilhas, com área de 377.835 km², localizado no Círculo do Fogo do Pacífico. As principais ilhas são Hokaido, Honshu, Shikoku e Kiushu. Pode se dizer que a localização do país é estratégica, pois, está junto à costa oriental da Ásia, com acesso continente, e ao mesmo tempo está voltado para a América (apesar da distância) e a Oceania.
Com uma superfície de 377.887 km2, o Japão está situado no extremo leste do continente asiático. O país se separa da República Popular da China, a sudoeste, pelo Mar da China; da Rússia, Coréia do Norte e Coréia do Sul, a oeste, pelo Mar do Japão; e das ilhas russas de Sakhalin e Kurilas, a norte e nordeste, respectivamente, pelo Estreito de La Pérouse (Soya), o Mar de Okhotsk e o Estreito de Nemuro. Toda a costa leste do Japão é banhada pelo Oceano Pacífico.
Japão está localizado entre três placas tectônicas
A localização do arquipélago japonês, situado entre três placas tectônicas, ajuda a explicar a frequência com que o país oriental sofre abalos sísmicos e a magnitude com que isso acontece.
Placas tectônicas são blocos rochosos, alguns de dimensões continentais, que dão sustentação à superfície da Terra.
O arquipélago do Japão está localizado entre as placas Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico. (veja infográfico). Cada placa resulta de “colagens” de placas anteriores, formadas há milhões de anos. Por isso, sua formação é cheia de falhas.
Basicamente, é a movimentação dessas falhas que provoca terremotos. Podem causar também deslizamentos de terra, tsunamis e até mudanças na rotação do planeta.
2. GEOGRAFIA
O Japão é um país situado no continente asiático, extremo oriente, suas terras se encontram na zona temperada norte, portanto, no hemisfério norte.
O território japonês não é extenso, além disso, é descontínuo, não faz fronteira continental com nenhum país, uma vez que se encontra envolvido a oeste pelo mar do