Educação Física na Infância
Faculdade Sete de Setembro – FASETE
Curso de Licenciatura em Educação Física
RAYSA RAQUEL FERREIRA DA SILVA
EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
Paulo Afonso-BA
Ago./2013
RAYSA RAQUEL FERREIRA DA SILVA
EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
Trabalho de pesquisa, apresentado à disciplina Educação Física na Infância, na turma de 4° período, turno vespertino, como requisito para avaliação da 1ª Etapa do semestre.
Orientador: Prof. Gilson Pereira.
Paulo Afonso-BA
Ago./2013
EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
A palavra educação quando colocada em subjetividade dentro da sociedade resulta em várias definições. Dentre tantas definições, o educar para a criança no período da educação infantil, período esse onde ocorre o primeiro contato exclusivamente da criança com a escola, é fundamental para dar o ponto de partida no entendimento de que “se educa brincando”.
“As crianças tem também corpo e emoções e não apenas cabeça na sala de aula” (WALLON). Então, partindo dessa visão, é muito importante ressaltar que a criança também leva suas emoções para dentro da sala de aula, e isso tem que ser priorizado e mantido. É nesse contexto onde entra o papel do educador, que tem essa responsabilidade com o outro, porque é na escola onde aquela criança é transformada em aluno, porém o grande desafio vai muito além de corrigir, punir, instruir nessas “gaiolas cruéis e sábias” como relata o autor, mas, é imprescindível a ludicidade, estando sempre forte dentro das propostas do educador para com o aluno.
É certo que, o lúdico permite que a criança brinque, mas, com um objetivo a ser alcançado, permitindo conhecer, uma vez que, o trabalho para o professor passa a ter um olhar crítico, voltado para os cuidados necessários. O autor SILVA, deixa muito claro esse