Educação física escolar
ETEC DE ITANHAÉM
3MED1A
GISELLI MARTINS DOS SANTOS Nº 20
KARINE SILVA SOUZA Nº 28
TAINÁ PATRÍCIA MUNIZ SANTOS Nº 38
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRABALHO OU LAZER?
Professor: Willians
ITANHAÉM
Agosto de 2013
Educação física escolar: Trabalho ou Lazer?
Em todas as escolas, tanto públicas quanto particulares, tem-se a disciplina de Educação Física, onde os alunos praticam e aprendem esportes, fazem atividades com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável.
Quando o professor entra na sala a maior parte dos alunos adoram, pois é como se aquela aula fosse um “lazer” se comparada com as outras disciplinas da escola.
A educação física é vista tanto pelos alunos quanto por alguns professores como uma matéria prazerosa, e por conta dos alunos gostarem é julgada como “lazer” e muitas das vezes como uma matéria sem importância, que não é cobrada em vestibulares e na vida profissional, enquanto as outras disciplinas são consideradas como “a porta para os vestibulares e mercado de trabalho”.
Mas por que os professores comparam suas matérias com o trabalho e a educação física como lazer?
Pode-se dizer que na procura de colocar sua matéria como algo muito importante os professores a comparam ao trabalho, já que no mundo capitalista em que vivemos a “chave para o sucesso” é o trabalho, porém é um equivoco usar dessa comparação para justificar uma falta de prazer no processo de educar.
A falta de prazer nas matérias é algo histórico, sempre haverá uma matéria que o aluno não irá gostar, se sentirá obrigado a fazer aquilo e por isso é comparado ao trabalho. O ser humano não trabalha porque gosta e sim porque é obrigado, para sobreviver.
O lazer é considerado o tempo livre, o tempo em que se faz o que quer, estando completamente relacionado com o prazer. Lazer e prazer não é a mesma coisa, no lazer as pessoas procuram o prazer e por esse motivo ambos estão relacionados, mas ele não é exclusivo dos momentos de