EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
2013
Resumo
Este trabalho irá abordar a matéria de Educação Física Adaptada ministrada pela professora Carolina, citando a importância da atividade física em portadores de deficiência física e mental. Expondo métodos e alternativas de prevenção e cuidados para que não ocorram problemas durante as atividades.
A função da educação física adaptada é promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas que têm dificuldades tanto motoras quanto mentais, fazendo com que não só os portadores, mas a sociedade como um todo, consiga observar que além de suas dificuldades, podem ser inclusos e superar seus limites, tanto emocionais quanto físicos.
Palavras-chave: amputação; nanismo; duchenne; Becker; deficiência visual; doença de Parkinson; doenças neuromusculares progressivas; distrofina; autismo; paralisia cerebral; plegia; educação física adaptada.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Diante da relevância do tema muito falado nos dias de hoje, a disciplina de Educação Física Adaptada é indispensável para todos os educadores físicos como também para população em geral, embora ainda falta informações e adaptações para facilitar o dia-a-dia de pessoas com deficiência. Por conta disso esse trabalho tem como objetivo descrever as aulas de educação física adaptada, apresentando as principais deficiências motoras, sensoriais, intelectuais, mencionando sua definição, fisiopatologia e consequências. Discutindo a importância da Educação Física como elemento de integração social de pessoas com deficiência e pontos mais importantes sobre a inclusão. Serão abordadas também as implicações nos programas de atividades físicas. Também descreveremos as vivências práticas sobre as atividades físicas para pessoas com deficiência motora, que realizamos em cadeira de rodas e a aula prática de deficiência visual.
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O grupo em comum acordo escolheu a disciplina de Educação Física Adaptada para elaborar o trabalho de Atividades Práticas