Educação fisica
PROPOSTA
Será que sabemos que grande parte dos desvios posturais nos adultos tem origem na infância, e no fato de que seus pais e professores e responsáveis não dão a devida importância ao modo como elas se sentam, caminham, e, mesmo, a sua posição quando dormem?
Quando crianças, adotamos posturas erradas e formamos vícios posturais que, com o desenvolvimento físico e ao longo da vida, transformam-se em problemas bem mais graves, como lordoses e cifoses, por exemplo, hoje tão comuns em grande parte da população brasileira.
É na infância, quando o corpo se desenvolve rapidamente, que costumam surgir os primeiros problemas relacionados à postura.
As causas mais comuns para a má postura adotada pela criança, têm relação direta com suas características físicas. Durante a fase do crescimento, por exemplo, é comum vermos jovens que tendem a curvar-se sobre o próprio corpo em busca de um equilíbrio melhor; de garotas que ( envergonhadas ) passam a andar encolhidas para esconder os seios em desenvolvimentos; de jovens obesos que, esforçando-se para sustentar o peso de seus corpos, desenvolve diversos tipos de desvios posturais etc.
Por outro lado, na maior parte de nossas comunidades é comum constatarmos a inadequação do mobiliário escolar, às necessidades das crianças, o que provoca o surgimento de diversos vícios posturais e agrava os problemas de postura porventura já existentes. Como exemplos dessa inadequação, podemos citar as carteiras que não permite a aproximação da cadeira, o que obriga a criança a se inclinar-se para frente, curvando a coluna. Outro ponto bastante comum, apesar de hoje haver maior conscientização a respeito, é o excesso de peso que as crianças são obrigadas a levar para escola em suas mochilas.
OBJETIVO
Pretende-se com essa proposta identificar, o maiôs numero possível, de alunos das classes inicias, entre a faixa etária dos 6 aos 10 anos de idade, de uma