Atividades avaliativas formação social política e econ^mica do brasil
Formação Social, econômica e política do Brasil
Tema 1 : O Brasil Colônia
Como funcionava o chamado Pacto Colonial?
Como ele ajudava a dominação metropolitana sobre as colônias?
R: O Brasil Poe ser colônia de Portugal ficava submetido ao Pacto Colonial que era o exclusivo comércio com a metrópole que era Portugal. Os Países da Europa que possuíam colônias na América mantinham o monopólio de importação de matéria prima, bem como a exportação de bens de consumo ara as suas colônias. Este pacto incluía obediência política, obrigando que as autoridades reais garantissem que as atividades econômicas da colônia gerassem lucros para a metrópole.
Tema 2 : A Economia cafeeira
Como a cultura do café para a exportação transformou a sociedade brasileira e trouxe progresso ao País?
R: O café se torna de grande importância comercial para o Brasil em função dos autos preços internacionais. A formação econômica cafeeira representa uma nova classe que interferiria na política financeira e econômica do País. O aumento do preço do café no mercado internacional encorajou os fazendeiros, Barões do café a aumentar a sua produção. O café traria lucros e estes lucros eram investidos em maquinários para que se pudesse aumentar ainda mais a produção do café. A estrada de ferro veio para facilitar o transporte do café.
O progresso trouxe desenvolvimento para o País tais como:
Implantação de serviços públicos, industriais, eletricidade, gás, transporte urbano, além de financiamentos e a consolidação do Estado.
Tema 3: A crise no trabalho escravo
Em face da pressão inglesa em 1850, foi aprovada a lei Eusébio de Queiróz, que declarava o fim do tráfico negreiro na sociedade brasileira. Quais foram as conseqüência desta lei para o sistema escravocrata no Brasil?
R: O ministro da justiça Eusébio de Queiróz foi o autor da Lei com seu nome: Lei Eusébio de Queiróz aprovada no dia 4 de setembro de 1850, que proibia o tráfico de escravos.