EDUCAÇÃO FISICA
Nesse trabalho estaremos estudando o fundamento de defesa individual, onde estaremos mostrando como funciona, quando é mais utilizado, vantagens e desvantagens.
1.1 OBJETIVO GERAL
Ensinar o sistema de defesa individual ou também chamado homem a homem.
1.2 JUSTIFICATIVA
Esse trabalho será realizado para trabalhar um dos sistemas de defesa do basquetebol, o qual é de suma importância num jogo.
2.0 DESENVOLVIMENTO
Sistema de defesa individual.
Sistema individual, também conhecido como homem a homem. Cada jogador fica responsável por um jogador adversário.
A defesa homem a homem é das mais fáceis e eficientes, por isso indicada aos principiantes do basquetebol.
Porém, como exige movimentação constante dentro da quadra e cansa rapidamente os jogadores, muitas equipes fazem a marcação homem a homem apenas em seu campo de defesa. Como podemos observar no esquema abaixo:
É bastante utilizada nos instantes finais das partidas, pois vai ao limite de tentar dificultar a passagem do outro time bem como possibilita um contra-ataque mais eficiente, caso ocorra à interceptação da bola.
Vantagem: Dificulta extremamente a movimentação do time adversário.
Desvantagens: Primeiro, desgasta muito fisicamente e segundo, como na maioria das vezes é só aplicada na meia quadra, se o jogador consegue passar pelo seu defensor individual, é só ir para a cesta.
Apenas quando uma equipe sente necessidade de marcar os adversários mais de perto para recuperar mais rapidamente a bola, pressionando, é que é usada a marcação na quadra inteira. Se, por um lado, a marcação homem a homem é cansativa, por outro, sua aplicação é das mais eficientes dentre os sistemas de marcação.
Quando se opta por esse tipo de marcação é preciso realizar um bom trabalho de resistência física nos jogadores.
3.0 CONCLUSÃO
Concluímos que o sistema de defesa individual é um dos mais eficientes e mais fáceis de ser ensinado, porém é preciso saber utiliza-lo pois o desgaste físico dos