educação fisica
ESTUDO DIRIGIDO 02
01 – Descreva a via de energia anaeróbia. é a forma que o seu organismo têm para obter energia na ausência de oxigênio
A Musculação é um exercício ANAERÓBIO... seu organismo sai do repouso e realiza um exercício de alta intensidade mas curta duração, pode ser forte mas acaba rapidinho, ele tem glicose para sustentar esse exercício.
02 - Descreva a via de energia aeróbia.
A atividade AEROBIA é caracterizada por exercícios de intensidade leve e moderada mas com maior duração, pode ser suave mas dura muito tempo, como corrida, natação, caminhada; para chegar a uma atividade aeróbia, você passou por uma anaeróbia.
03 – O que é limiar anaeróbio e limiar aeróbio?
É o ponto onde a predominância de fornecimento de energia passa do aeróbico pro- anaeróbico. O ponto de mudança de aerobiose para anaerobiose é por volta de 4.0 de lactato.
04- Descreva a diferença entre Sistema ATP-CP, Glicólise e Oxidação.
O sistema fosfagênio representa a fonte de ATP de disponibilidade mais rápida para ser usada pelo músculo. A fosfocreatina (PC), assim como o ATP, é armazenada nas células musculares. Tanto o ATP quanto a PC, ao terem os seus grupamentos fosfatos removidos, liberam uma grande quantidade de energia, que imediatamente fica disponível ou é acoplada à ressíntese de ATP. Ao se exercitar, as reservas de ATP são imediatamente clivadas, aumentando a quantidade de ADP e Pi livres. O aumento de ADP é o sinal para a ativação da creatinafosfatoquinase (CPK), que é o responsável pela clivagem da fosfocreatina, liberando a energia necessária para a ressíntese do ATP. A fosfocreatina pode ser ressintetizada, a partir de Pi e creatina (C), através da energia liberada pela desintegração de ATP, proveniente da rota aeróbia, principalmente. Isso ocorre durante a recuperação do exercício. Os depósitos de fosfagênio se esgotarão após cerca de 10 segundos de um exercício de intensidade máxima. O sistema ATP-CP, supre a