Educação fisica
O livro começa referindo-se a um quebra-cabeça, como esse jogo ira começar, quantas e quais as peças que nele se encontram e os jogadores, levando-se em conta, que esse jogo esta em desigualdade, pois à jogares com mais peças que outros. Pode-se assim dar inicio a uma historia, ou o próprio dito ‘’jogo’’?
O autor inicia sua historia abordando sobre como isso tudo começou, citando um outro autor (Adam Schaff), onde ele esta se referindo como começou a historia da Educação física no Brasil, onde diz que se cairmos no ‘’presentismo’’ continuamos escrevendo a historia, e como próprio citado, e hoje é um senso comum, a historia esta ai para ser mudada.
A historia tende a ser reescrita com novas abordagens com ao olhar de nossos conteporaneos passaram dispersebidas, e juntando as ideias do passado com os novos acontecimento, tende-se a ser reescrita uma nova historia. A historia nunca estará realmente contada, onde é abordada pelo autor que fatos da passado e presente seram integradas umas as outras, mas o presente de hoje ser o passado do futuro. E a nossa Educação física esta sendo muito estudada, não só por profissionais da área, mas sim por filósofos que buscam dar um sentido a ela.
A historia da educação física no brasil vem sendo confundida com a implantação da escola militar, em 1810, onde o objetivo da sua implantação é dirigir e coordenar o novo método da educação física, mas de onde já vinham sendo estudadas, não a escola seja o inicio da educação física no Brasil. A historia tenta nos induzir que, tudo começou introduzido pelos militares, pois eles eram os espelho do dito ‘’exercicio fisico’’ , a abordagem dessa literatura ó que os filósofos estam tentando decifrar.
Mas não podemos negar que a escola militar esta sim ligada ao inicio da historia da educação física no Brasil. Em meados do sec XVIII em uma volta pela Europa, foram ai as tentativas de se descobrir alguma ligação com a nossa historia, mas pare eles o ideal era