MAX WEBER
DISCIPLINA FILOSOFIA
CURSO PEDAGOGIA
DOCENTE ANA MEIRE SALES
QUESTIONÁRIO REALIZADO EM CLASSE
ANDRESA REIS
Salvador
2013
QUESTÃO 01 – Qual a característica fundamental para compreender as sociedades ocidentais modernos na concepção de Max Weber? Justifique porque ele seleciona esta característica.
O que Max Weber identificou como a principal característica das sociedades ocidentais dos tempos modernos foi aquilo que ele chamou de racionalidade. E isso ocorreu, basicamente, porque todas as relações das pessoas com o mundo ao seu redor-relações econômicas, políticas, sociais, religiosas e artísticas, foram sendo impregnadas por um jeito racional de agir. Weber concorda que a racionalidade teve na economia seu ponto de partida. Mas esse jeito de prever e de calcular não ficou restrito à economia nem aos homens de negócios, por isso, Weber se interessou tanto por ele.
QUESTÃO 02 - Como Max Weber analisa o surgimento do capitalismo moderno no ocidente?
Segundo Max Weber o capitalismo moderno teve inicio na Europa ocidental no século XVI e se desenvolveu em dimensões quantitativas, formas, tipos e direções que nunca existiram antes em parte alguma. A Organização Industrial Racional, voltada para um mercado regular, real, e não para as oportunidades especulativas de lucro, baseado no trabalho livre é uma das peculiaridades do capitalismo moderno ocidental. Dois fatores foram importantes para essa organização, são eles: a separação espacial do local de trabalho (negócios) do ambiente familiar (da residência) e o segundo foi a contabilidade racional. Max Weber também fala sobre a influencia dos valores protestantes no desenvolvimento do capitalismo.
QUESTÃO 03 - De que modo Max Weber relaciona Capitalismo e Ciência?
Apenas no Ocidente existe uma ciência num estágio de desenvolvimento que reconhecemos, hoje, como válido. O conhecimento empírico, as reflexões sobre