Educação Fisica
Quality of Life and Subjective Well-Being of College Students
Calidad de Vida y Bienestar Subjetivo de Estudiantes Universitarios
Érika Correia Silva1
Maria Geralda Viana Heleno2
Universidade Metodista de São Paulo
Resumo
Considerando a expansão do ensino superior, aumentaram-se as demandas e a necessidade de se permitir um desenvolvimento integral para o estudante. Diante dessa situação, esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e o bem-estar subjetivo de estudantes universitários. Para isso, foram utilizados o WHOQOLBref e a Escala de Bem-Estar Subjetivo. A análise dos dados mostrou que em relação à qualidade de vida, o domínio que apresentou a maior média (15,23) foi o de relações sociais e a pior (12,87) foi o de meio ambiente. Quanto ao bem-estar subjetivo foi encontrada maior média (3,80) na frequência de afetos negativos. Os resultados indicam que é necessário pensar em ações de prevenção e promoção da saúde e em uma ampliação da política de assistência ao estudante, com intervenções psicossociais que reflitam satisfatoriamente no bem-estar subjetivo e na qualidade de vida dos mesmos.
Palavras-chave: qualidade de vida; bem-estar subjetivo; estudantes universitários.
Programa de Mestrado em Psicologia, UCDB - Campo Grande, MS
Abstract
Considering the expansion of higher education, increase the demands and the need to allow a full development for the student. Therefore, this study aimed to evaluate the quality of life and subjective well-being of college students.
For this we used the WHOQOL-Bref Scale and Subjective Well-Being. Data analysis showed that in relation to quality of life, the domain that had the highest average (15.23) was the social relations and the worst (12.87) was the environment. As for the subjective well-being was found highest average (3.80) in the frequency of negative affect. The results indicate that it is necessary to