educação fisica
“Uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano”, é como pode-se definir a Educação Física, de acordo com a Revista Educação Física - Nº 04 - SETEMBRO DE 2002 do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
A Educação Física trabalhando, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças, é a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física, que também é termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos, quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos, ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano, tendo como meio o esporte e outras atividades ligadas ao movimento corporal e a sua expressão.
Segundo BALEY e FIELD (1976) “Educação Física é um processo através do qual aprendizagens e adaptações - orgânica, neuromuscular, intelectual, social, cultural, emocional e estética – resultam e procedem através de atividades físicas selecionadas e suficientemente vigorosas”.
Muito se confunde o Esporte com a Educação Física, a grande diferença é que enquanto a segunda diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, nesse caso, Esporte refere-se as diversas modalidades organizadas. Esta diferença é muito importante, pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas.
Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades. Esporte é uma atividade física que, geralmente, envolve a competição, exemplo: futebol profissional. Já a diferença entre a Educação Física e a atividade física,