educação fisica
Belém – 2014
Ergonomia no Desporto (Futebol)
Amran Gustavo
Cinthya Pires
Maria Eduarda
Murilo Sousa
Paula Regina
Belém – 2014
Introdução
O trabalho a seguir irá tratar da ergonomia, que seria a ciência responsável por lhe dar com os seres humanos e o sistema que ele vive. Estudando formas de como melhorar o seu desempenho e suas atividades em casa, no trabalho e nos momentos de lazer. De modo que as atividades praticadas não causem danos a sua saúde. Especificamente entrará em detalhes no âmbito do desporto (Futebol), na parte anatômica, psicológica e a parte organizacional, que seria o ambiente para o jogo, os equipamentos e tudo que é preciso, para se praticar o futebol da melhor forma possível, sem que ele cause lesões e prejudique a saúde das pessoas praticantes.
Conceito
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenha-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
Preocupa-se com a adaptação do trabalho às capacidades e limitações dos seres humanos. Tem conquistado espaço dentro de vários tipos de organizações empresariais e com o crescimento de diversas modalidades esportivas tem também moldado seus conceitos para estas áreas.
Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Tipos de Ergonomia
Ergonomia Física: Está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da