Educação fisica
O estudo proposto refere-se à análise dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) na proposta expressa pela LDB 9394/96 no sentido de dinamizar o processo educativo na perspectiva infantil presente na sociedade brasileira. Objetivou-se analisar de modo reflexivo crítico as propostas expressas no RCNEI no âmbito da pré-escola, comparando com as afirmações de autores como Ayoub (2001) e Kishimoto (2001). Para a realização do artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que há uma similaridade entre a proposta apresentada pelos autores da Educação Física no âmbito da educação infantil com a apresentada pelos Referenciais Curriculares Nacionais. Sendo assim, este documento é de extrema importância como norteador das aulas de Educação Física na educação infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Criança, Jogo, Educação infantil, Lazer, Professor. 1. INTRODUÇÃO
O crescimento da educação infantil no Brasil e no mundo vem ocorrendo de forma demasiadamente. Por outro, lado a sociedade está com mais consciência da importância da primeira infância, de zero a seis anos, fazendo assim aumentar a demanda por uma instituição educacional. Com os fatos de crescimento da sociedade os órgãos governamentais para atendimento a criança de zero a seis anos tiveram que ser reconhecidos na Constituição Federal de 1988, com esses reconhecimentos toda educação infantil e creches passou a ser legal do ponto de vista e dever do Estado e um direito da criança.
O Projeto Parâmetros em Ação tem como propósito apoiar e incentivar o desenvolvimento profissional de professores e especialistas em educação, de forma articulada com a implementação dos Parâmetros de Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O projeto está organizado em três módulos de estudo compostos por atividades diferenciadas que procuram levar à reflexão sobre as experiências que vêm sendo desenvolvidas nas escolas e acrescentar elementos que possam aprimorá-las.
Sabemos que