Educação fisica
A aprendizagem é uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento, que vai permitir que o ser humano se adapte de forma eficaz ao meio. Esta mudança do comportamento está relacionada com o exercício e a experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal a troca de informações entre duas ou mais pessoas). Tudo que o homem aprende é produto da sua cultura.
A aprendizagem é muito importante porque é através dela que vamos adquirir saberes, desenvolvemos capacidades, obtemos hábitos, ocorrendo, desta forma, uma mudança pessoal.
Inerente aos processos de aprendizagem está a memória. Só a memória nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente à situação presente e nos proporcionar a possibilidade de projectar o futuro.
A aprendizagem assume várias formas e expressões, distinguindo-se assim vários tipos de comportamento aprendido, são eles:
1. Condicionamento Clássico (Pavlov)
É um tipo de aprendizagem em que o organismo aprende a responder a um estímulo neutro que antes não produzia essa resposta. Diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estímulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado.
Pavlov, ao estudar a secreção salivar nos cães, constatou que os animais salivavam sempre que o alimento lhes era colocado na boca. Ao repetir a experiência com os mesmos cães observou que os cães salivavam nas seguintes condições:
- ao ver o alimento;
- ao ver a pessoa que habitualmente lhe trazia o alimento;
- ao ouvir os passos destas pessoas...