Educação fisica
Dados de identificação:
Escola:
Disciplina: Educação Física
Professor (a):
[ x ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio Ano / Turma: 1° ao 3° ano A,B e C.
Bimestre: 1° Bim. Data: 18 / 11 / 2011
Duração: 1 aula de 40 m, subdivididos em 10 m para roda de conversa inicial, 20 m para vivencia do jogo e 10 m finais para roda de conversa.
Objetivos:
Objetivo Geral: Dentro do universo de jogos e brincadeiras infantis, os jogos de corrida e perseguição constituem um segmento muito importante para o desenvolvimento da motricidade e também uma modalidade de atividade lúdica muito apreciada pelas crianças dessa faixa etária (6 a 8 anos). No fugi-fugi, a trajetória de corrida de pegador e fugitivos ocorre no mesmo sentido, mudando apenas a direção.
A realização desse tipo de atividade se justifica também pelas restrições de utilização do espaço impostas às crianças de hoje, principalmente para aquelas que moram em zonas urbanas.
Objetivos Específicos:
Reconhecer a existência de regras nos jogos vivenciados. Obedecer às regras com o auxílio do professor. Explicar as regras dos jogos verbalmente para outras pessoas.
Realizar os movimentos básicos de correr, desviar, frear e equilibrar-se
Conteúdo: Jogos de corrida e perseguição. Habilidades motoras de correr, desviar, frear, equilibrar, além de capacidades físicas de velocidade, flexibilidade e resistência.
Atividades / Metodologia / Desenvolvimento:
Fugi-fugi
O espaço para o jogo é delimitado num retângulo de 15 x 10 metros, aproximadamente. Essa medida pode variar um pouco em função do número de alunos e do espaço físico disponível. Se no início da atividade o educador perceber que o espaço está muito congestionado ou que os jogadores estão ficando muito distantes entre si, faça um ajuste nas medidas.
Um jogador é escolhido pegador e se posiciona atrás de uma das linhas do lado menor do retângulo. Os demais jogadores (os fugitivos) se posicionam