educação fisica e a terceira idade
A atividade física é importante em todas as idades, a mesma ajuda na manutenção para uma boa saúde. Sabemos que conforme a pessoa tem mais idade os seus músculos vão se atrofiando, algumas doenças vão aparecendo e um grande aliado para prevenir ou manter esse problemas é a atividade física.
Atividade física e a terceira idade
A atividade física para idosos ajuda a melhorar a força dos músculos, aumenta os movimentos, ajuda a caminhar melhor, previne doenças como osteoporose, depressão e diabetes. Promove também o contato com outras pessoas, evitando o isolamento, dando mais qualidade de vida aos idosos.
A atividade física para idosos deve ser feita com regularidade, fazendo parte das suas atividades do dia a dia, mas sempre sob prescrição do médico geriatra e orientados por um fisioterapeuta devidamente qualificado.
Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. O sedentarismo é sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável.
Com o passar dos anos, você vai perdendo massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, além de aumentar a gordura corporal. Há uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo, seja na composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem efeitos deletérios, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico.
O exercício físico é, com certeza um grande aliado e pode prevenir e retardar este processo de envelhecimento. Assim, sendo, principalmente os idosos devem se manter ativos visando principalmente:
Aumento da autonomia e sensação de bem-estar
Aumento da força muscular
Manutenção ou melhora da flexibilidade
Maior coordenação motora e equilíbrio
Maior sociabilidade
Controle do peso corporal
Diminuição da ansiedade e