Primeiros Socorros na Educação Física e Educação Física da Terceira Idade
Nos dias de hoje, as pessoas procuraram bastante manter uma vida saudável, não só cuidando a alimentação, mas também praticando diferentes esportes. Assim, o aluno ou esportista está exposto a novos situações e ambiente, podendo em algum momento ocorrer acidentes, o que cabe ao seu educador físico os primeiros socorros de forma correta e imediata.
Se prestados de forma correta, os primeiros socorros podem evitar o agravamento de lesões, proporcionando uma recuperação mais rápida, fazendo com que o aluno volte logo a praticar suas atividades.
O curso de Primeiros Socorros na Educação Física e nos Esportes aborda situações teóricas e práticas dos principais procedimentos e sua relação com os diferentes ambientes esportivos. Logo, este proporciona o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar em situações de emergência que o professor necessita nas suas atividades esportivas e de lazer.
A Educação Física na Terceira Idade
Como todos sabemos, atividades aeróbicas proporcionam um estilo de vida melhor em qualquer idade, mas elas são muito importantes na terceira idade porque a partir de uns 30 anos de idade, os indivíduos começam a perder massa muscular e a tendência de criar gordura aumenta. A perda de massa muscular significa perda de força, o que pode agravar várias doenças.
Na terceira idade o organismo já não é como antes, os movimentos não são tão ágeis e os corpos já não são tão flexíveis. As articulações vão perdendo a mobilidade e a elasticidade, por isso é importante sempre manter as atividades físicas, pois elas ajudam a manter os músculos fortes, melhoram os reflexos e a velocidade de andar, incrementam a flexibilidade, ajudam no controle de diabetes, artrite e doenças cardíacas, mantêm o peso corporal e etc.