Educação financeira
Diadema 2014
Introdução
Todo mundo diz que dinheiro não é problema, é solução. E, de fato, cada vez que recebemos o salário ou o pagamento por um serviço renovamos a sensação de que “neste mês tudo vai ser diferente”. Mas nem sempre é assim.
Você faz as contas e pensa “vou comprar um carro!”.
Mas depois percebe que tinha se esquecido de incluir na conta o IPVA, o combustível e outros gastos – e agora não tem como pagá-lo.
Ou troca os móveis da sala e, no mês seguinte, depois de pagar as prestações, descobre que não tem como cobrir as outras despesas da casa.
Ou pinta a casa e não consegue arrumar um vazamento que apareceu de repente, pois não sobrou um centavo para o conserto.
A verdade é que não basta ter dinheiro na mão.
É preciso cuidar bem dele. Só assim é possível resolver necessidades imediatas, realizar planos futuros e enfrentar imprevistos.
Educação Financeira
A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro.
É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Estabelecendo objetivos
A busca pela qualidade de vida no presente e no futuro envolve o estabelecimento de objetivos que podem ter valores e prazos diversos. Para algumas pessoas, este processo de definição de metas é algo que ocorre naturalmente, sem muita dificuldade.
A educação financeira é uma ferramenta importante para a realização dos seus sonhos.
Conhecendo e controlando gastos
Você já teve aquela sensação que o seu salário simplesmente desapareceu, mas você não sabe como? Pois é, as pessoas geralmente sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto gastam. E muito menos aonde gastam.
Para mudar