educação em direitos humanos
Uma observação importante a ser feita sobre a mais importante das finalidades sobre a Educação em Direitos Humanos é favorecer a atuação na formação da pessoa em todas as suas dimensões, a fim de contribuir ao desenvolvimento de sua condição de cidadão. Pessoas conscientes conhecedoras de seus deveres, para reivindicar todos seus diretos favorecendo uma luta justa sobre o cumprimento de deveres do outro e em uma formação de uma dignidade coletiva.
No mundo, e mais recentemente no Brasil e ainda em vários lugares deixam traços ou raízes do colonialismo e da escravidão na sociedade como um todo, que favorece uma desigualdade que sincroniza e alimenta a descriminação, a exclusão, o autoritarismo e preconceitos ainda muito presentes em todo o mundo, em maior ou menor grau.
Os desafios encontrados no processo ensino aprendizagem não são reduzidos com a evolução humana, mas acentuados principalmente decorrentes às novas tecnologias, saberes e necessidades humanas individuais e/ou coletivas. Neste cenário surge a escola com um papel de grande importância para o processo educativo dos direitos humanos. Entretanto uma prática pedagógica deve ser facilitadora e que contemple uma gestão participativa e democrática, valorizando o educador, o educando e até mesmo os mais simples servidores de um ambiente escolar. Com tudo isso é correto afirmar que a transmissão unilateral de conteúdos formais não seja o principal alvo dentro de uma instituição